CIA DE FRANCHISING - PARA QUEM QUER UMA MARCA FORTE

CIA DE FRANCHISING NA MÍDIA

Pesquisa setorial indica que apesar de grandes desafios, segmento de alimentação inova e continua crescendo

03/06/2014 VOLTAR PARA MÍDIA

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou no dia 29 de maio os resultados da pesquisa “Balanço Setorial das Redes de Franquias no segmento de alimentação em 2013”, realizado pela ECD, consultoria especializada em Food Service.

O estudo revela anualmente as principais tendências de consumo, as necessidades de melhorias da gestão e também os desafios dos negócios. Os resultados foram divulgados durante a 8ª edição do Seminário de Food Service, que reuniu cerca de 150 profissionais, no Centro de Capacitação e Eventos da ABF.

Na abertura do evento, André Friedheim, diretor internacional da ABF, relembrou o bom desempenho do franchising no ano passado e a contribuição das redes alimentícias neste sucesso. “O segmento de Alimentação é composto por 637 marcas, com 19.675 unidades e registrou faturamento de R$ 23,9 bilhões em 2013. Apesar de enfrentar diversos desafios, é um segmento que continua crescendo”, afirmou.

Na lista dos temas que mais preocupam os empresários está o alto custo com a logística. “Atualmente, os custos de matéria-prima representam 32%, mão de obra, 21% e o de ocupação aumentou para 16%”, afirmou Enzo Dona, da ECD, responsável pela apresentação dos resultados da pesquisa.

A edição deste ano utilizou uma amostra que corresponde a 6400 unidades franqueadas, que representam cerca de 21% das marcas de alimentação associadas à ABF, a maior amostra da série da pesquisa. A pesquisa contempla dados de sete subsegmentos: Comida Asiática, Comida Variada, Doceria/Sorveteria, Pizzas/Massas, Sanduíches, Snack/Cafeteria e Outros (Padaria; Produtos Naturais; Bebidas, Distribuição e Produção; Carnes e Frios; Comidas Prontas e Salgados).

VOLTAR PARA MÍDIA