Franquias avançam para o interior em busca de novos mercados
07/06/2011
VOLTAR PARA MÍDIA
Cidades se tornaram atrativas diante da falta de terrenos nos grandes centros e, principalmente, com o avanço da classe C
O Estado de São Paulo continua concentrando o maior número de unidades franqueadas do país, mas a novidade é que os investidores estão cada vez mais interessados em cidades do interior. As redes de franquias estão em busca de novos mercados e o alvo dos investimentos são cidades com mais de 150 mil habitantes.
“Essas cidades apresentam um maior poder aquisitivo, com boa infraestrutura e logística, e o mercado está atento a isso para expandir seus negócios de forma estratégica”, explica o diretor da Cia de Franchising, Marcos Nascimento, responsável pela formatação, comercialização e expansão de franquias.
O interior paulista é uma das principais rotas de riqueza, comparada a um país com uma renda per capita de US$ 9,8 mil e um PIB de US$ 130 bilhões (maior que o Chile), respondendo por 18% do PIB nacional.
Alavancada pelos altos indicadores socioeconômicos, pela mão-de-obra qualificada e também pela ampliação das linhas de crédito, cidades paulistas como: Campinas, Guarulhos, Sorocaba e, sobretudo, São José do Rio Preto, intitulada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como maior pólo radiador de franquias, são as que abrigam o maior número de redes. Atualmente, o município de São José do Rio Preto, localizado na região Noroeste, tem aproximadamente 50 redes de franquia em funcionamento.
Como exemplo, os empresários que estão à frente das marcas Riolax, Dr. Vedação, Casa & Coisa, Eco Office e Projeta Cursos
Profissionalizantes, estão lucrando alto com suas redes de franquias, que nasceram no interior.
O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, revela que neste ano essa expansão continue. “Nossas expectativas para 2011 são positivas. Acreditamos que o faturamento do franchising deve crescer pelo menos 15% e isso vai significar 62 mil novos empregos diretos. Para isso contamos que os investimentos dos bancos continuem ascendentes e o interior será o grande beneficiado”, comenta.
Essas cidades se tornaram atrativas diante da falta de terrenos amplos e baratos nos grandes centros e, principalmente, do crescimento de consumidores com o avanço da classe C. Dos 56 novos shoppings previstos para 2011 no Brasil, 36 estarão em cidades com menos de 1 milhão de habitantes, no interior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná segundo a Abrasce.
Hoje, o Brasil possui 1643 redes em atuação e por isso ocupa a quarta posição no ranking mundial de franchising. O bom momento que o setor está vivendo deve permanecer. De acordo com a ABF, 50 novas redes de franquias iniciarão suas operações nos próximos dois anos.
Cidade viável
São José do Rio Preto está entre os centros de negócios mais movimentados do Estado. Redes de franquias que nasceram no município, ocupam hoje um patamar consolidado de expansão no cenário nacional. Este é o caso da Hoken, que iniciou suas operações franqueadas em 1999 e é a sexta maior rede de franquias do Brasil.
A empresa, que comercializa filtros de água, possui 892 unidades franqueadas. O faturamento da loja própria é estimado em R$ 45 milhões, já o da rede é, em média, R$ 100 milhões ao ano.
Outra empresa, com uma bela história de sucesso é a Microlins. A rede conta com 747 lojas, espalhadas por diversas regiões do país e um perfil de negócios de dar inveja a qualquer investidor.
Com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 7,4 bilhões, conforme o IME-R (Indicador de Movimentação Econômica Regional), o município tem população economicamente ativa estimada em 243,3 mil pessoas e aproximadamente 25 mil empresas abertas. A cidade, cujo slogan é ‘Terra de Oportunidades’, saiu na frente de várias capitais brasileiras, como a capixaba Vitória (41º lugar), a sergipana Aracaju (43º) e a amapaense Macapá (87º).
O interior de SP em relação ao Brasil
- Concentra 18% do PIB nacional;
- Responde por 25% da produção industrial nacional;
- É base do agronegócio, setor que gera 1/3 das exportações do país;
- Possui 3.500 agroindústrias que geram uma receita líquida superior a R$ 20 bilhões;
- Maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, cultura que ocupa quase 40% de toda área plantada no estado;
- Maior produtor de laranja e de suco concentrado, com 83% da produção nacional;
- Maior produtor de borracha;
- Concentra mais de 30% das indústrias brasileiras de calçados.
Serviço
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo (Semdec)
(17) 3203 1152
www.riopreto.sp.gov.br
ABF (Associação Brasileira de Franchising)
(11) 3020 8800
www.abf.com.br
Mais informações:
Lacerda Comunicação
www.lacerdapress.com.br
Renata Brito – renata@lacerdapress.com.br
(17) 3222 1168 / 9113 2798
Wiliam Gustavo Batista – wiliam@lacerdapress.com.br
(17) 3222 1168 / 9125 3168
Carregando
VOLTAR PARA MÍDIA