A escolha do momento para investir em franquias
07/06/2011
VOLTAR PARA MÍDIA
O conhecimento continua sendo fundamental para o sucesso de um empreendimento
O segmento de franquias do Brasil encerrou o ano de 2010 com um crescimento de 20,4%, em relação ao ano anterior, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). O faturamento total das franquias alcançou no ano passado a marca de R$ 75.987 bilhões. O número de redes em operação no país cresceu 12,9% e o número de unidades (franqueadas e próprias) chegou a 86.365, que significa um incremento de 8% em relação ao ano anterior.
Os dados apontam para um cenário positivo no segmento de franquias, mas, para ser um franqueado, o investidor deve estar atento a uma série de fatores para que o negócio dê certo.
“As franquias são, em sua grande maioria, negócios que já têm seu modelo testado e consagrado. Porém, cada cidade tem a sua particularidade, assim como o empresário tem as suas próprias características", comenta Marcos Nascimento, diretor da Cia de Franchising – responsável pela formatação, comercialização e expansão das franquias.
O crescimento do setor demonstra uma oportunidade de investimento, porém, a pessoa interessada em abrir uma franquia deve estar atenta ao planejamento do negócio. “O conhecimento continua sendo fator fundamental para o sucesso de um empreendimento”, alerta Nascimento.
Primeiro passo
É importante adotar uma postura proativa na busca e seleção de um negócio que esteja de acordo com o perfil do empreendedor,
necessidades e aspirações. A busca de informações e exemplos de sucesso, principalmente em regiões com perfil econômico semelhante, é fundamental para desenvolver um plano de negócio.
“Estamos observando um grande crescimento das franquias relacionadas aos segmentos de lazer, entretenimento e vida saudável, além do concorrido mercado de moda e acessórios femininos”, afirma Nascimento.
A vantagem de investir em uma franquia está na chance de sucesso do negócio, porque antes de expandir, o modelo de empreendimento franqueado é testado e aprimorado.
A taxa de mortalidade de uma franquia no primeiro ano é de 3%, inferior aos 25% de fracasso entre empresas próprias. Além disso, as marcas disponíveis não param de aumentar e tem investimento para todos os tamanhos de bolso.
“Ao participar de eventos do setor, como a ABF Expo Franchising, os investidores têm acesso a inúmeros exemplos, tipos de negócios e linhas de apoio para franquias”, comenta.
Procedimentos formais
O que tem contribuído para o crescimento de franquias no Brasil é o amadurecimento do setor. Desde 1994, as atividades do segmento são regulamentadas pela Lei 8.955, o que ajudou a profissionalizar o sistema, exigindo do franqueador um alto grau de comprometimento com o planejamento da operação, desenvolvimento de técnicas de treinamento e acompanhamento do franqueado.
Marcos Nascimento explica que o prazo de retorno do investimento é de 20 meses, aproximadamente, mas isso depende dos custos fixos instalados, do mercado onde a franquia é implantada e principalmente da gestão de cada franqueado.
Gerir um negócio, independentemente do seu tamanho, é uma atividade complexa, pois acarreta riscos, muitas pessoas envolvidas e, é claro, muita pressão por resultados. Em franquias não é diferente e ainda surge o desafio de gerir uma empresa com estilo próprio, ao mesmo tempo em que se deve seguir todo o padrão que a franquia exige. Por isso, o equilíbrio é uma característica fundamental para saber a hora certa de ousar, persistir ou seguir regras.
Outra vantagem vinculada ao negócio por meio de franquias está nas possibilidades de se conseguir linhas de créditos específicas, com juros abaixo do mercado. Para isso, é preciso planejamento – conhecer a realidade do mercado, os prazos para retorno e se preparar.
”A maioria dos franqueadores no Brasil buscam bancos de fomento para a obtenção de crédito, como a CAIXA, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste”, explica Nascimento.
Serviço
www.abf.com.br
www.agenciasebrae.com.br
www.ciadefranchising.com.br
Mais informações:
Lacerda Comunicação / www.lacerdapress.com.br
Renata Brito – renata@lacerdapress.com.br
(17) 3222 1168 / 9113 2798
Wiliam Gustavo Batista – wiliam@lacerdapress.com.br
(17) 3222 1168 / 9125 3168
VOLTAR PARA MÍDIA