CIA DE FRANCHISING - PARA QUEM QUER UMA MARCA FORTE

CIA DE FRANCHISING NA IMPRENSA

A escolha da marca pode destruir ou enaltecer seu negócio

07/06/2011 VOLTAR PARA MÍDIA O franchising é o melhor caminho para se tornar um empreendedor
 
Dinheiro na mão, vontade de montar seu próprio negócio e uma dúvida que não sai da cabeça. No que investir? Qual negócio tem mais a ver comigo? Será que vou me dar bem?
 
Esses questionamentos são comuns, mas com dicas simples é possível fazer a aplicação correta do dinheiro. Investimento adequado ao seu capital, rentabilidade e prazo de retorno do investimento são itens que devem ser abordados em todas as pesquisas sobre o futuro negócio, por isso, a franquia é um dos mercados que mais cresce nos últimos anos.
 
O cenário brasileiro tem se mostrado bastante promissor e tem despertado a atenção de novos empreendedores, principalmente jovens que estão em busca de algo que proporcione uma renda melhor, flexibilidade de horários e qualidade de vida. A facilidade de obter informação, crédito e capacitação é um incentivo a mais.
 
No entanto, para tudo isto se concretizar, é fundamental escolher o tipo de negócio e a marca certa. É importante efetuar um estudo de três aspectos essenciais antes de tomar a sua decisão: a análise pessoal, o estudo do mercado local e a escolha e avaliação do franqueador. O franchising poderá ser o meio mais fácil de montar o negócio que sempre sonhou. De início, o risco estará mais limitado, deslanchar poderá ser mais rápido e mais fácil, haverá reconhecimento da imagem de marca, terá suporte contínuo e não estará sozinho, mas sim integrado numa rede dinâmica.
 
Segundo dados da décima edição da pesquisa Global Entreperneuship Monitor – GEM, que mede o nível de empreendedorismo em diversos países, o Brasil ficou em sexto lugar no mundo em empreendedorismo em 2009, com 15,3% da população, o equivalente a 18,8 milhões de pessoas. De acordo com a pesquisa, as mulheres lideram o empreendedorismo, com uma participação de 53%. O percentual dos homens é de 46%. A pesquisa indicou, ainda, que a população empreendedora está concentrada entre os jovens de 18 a 34 anos, com 52,5%. Do total de empreendedores, 20,8% têm de 18 a 24 anos e 31,7%, entre 25 e 34 anos. Os adultos de 55 a 64 são a menor taxa, com 4,3%.
 
O sistema de franchising brasileiro está plenamente consolidado, porém, ainda é comum que se encontre com candidatos desinformados que investem sem ter conhecimento do empreendimento. É importante que o futuro franqueado realize um estudo de viabilidade do negócio, para poder checar se o valor das taxas cobradas pela franqueadora não irão influenciar negativamente no resultado final.

Muitos candidatos, nos dias atuais, ainda se deixam levar pela emoção na hora de adquirir uma franquia, cabe ao franqueador, frear os sentimentos, e traçar um plano de negócios individualizado, projetando ganhos e investimento, ponto de equilíbrio e pay back. Além desses cuidados, o candidato a franqueado deve visitar outras unidades da marca, conversar com franqueados, experimentar os produtos / serviços.
 
A ideia fundamental do franchising é justamente aproveitar a experiência de quem passou pela fase inicial, sobreviveu e obteve sucesso, evitando assim cair nos erros mais comuns que levam ao fracasso dos negócios.

Uma coisa é certa, um dos caminhos mais seguros para o candidato empreendedor, é buscar orientação junto a uma empresa de consultoria em franchising.
 
 
Marcos Nascimento
Cia de Franchising
 
 

Mais informações para a imprensa
Lacerda Comunicação – (17) 3222-1168
Wiliam Gustavo – wiliam@lacerdapress.com.br (17) 9125-3168
Renata Brito – renata@lacerdapress.com.br – (17) 9113-2798
  VOLTAR PARA MÍDIA